Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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afetividade em sala de aula: facilitando o processo educativo
Pedro Paulo Correia Saraiva, Maria Nayane de Queiroz, Laécio Nobre de Macêdo, Ana Angélica Mathias Macêdo

Última alteração: 2012-09-14

Resumo


A falta de afetividade na relação professor-aluno pode ser uma das causas de vários problemas de aprendizagem que os alunos apresentam em nossos dias. A arte de ensinar vem se transformando em algo banal e mecanizado, transmitida sem nenhuma interatividade com aluno, com ausência de sentimentos e emoção a aula se torna cansativa e enfadonha. Vivemos dias em que a relação entre professor-aluno tem se tornado cada vez mais difícil e isso pode ocasionar diversos problemas na vida social dos professores e principalmente dos alunos. Vários autores têm direcionado seus estudos para o tema ampliando a visão do público em relação à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. A habilidade emocional tem sido considerada, atualmente, como um dos pilares da educação e não é possível desenvolver as habilidades cognitivas e sociais sem desenvolver a emoção. Portanto, desenvolver a emoção no ensino é fundamental para que se possa estabelecer uma relação de afeto entre professor e aluno. O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre ensino e afetividade nas escolas e verificar como a relação de afetividade entre professor-aluno pode influenciar no desempenho escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo onde os pesquisadores aplicaram um questionário, contendo dez (10) perguntas, a oitenta e cinco (85) participantes de duas (02) escolas públicas de Ensino Médio regular e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os resultados apontam que alguns alunos foram vítimas de agressões verbais, constrangimentos e até agressões físicas.  Tirar notas baixas, desinteresse pela disciplina e evasão escolar foram apontadas como consequências da má relação entre professor-aluno.


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