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Júri simulado aplicado ao ensino de química: desenvolvendo a prática da argumentação dos alunos do ensino médio
Antonia Vanúzia Nunes da Silva Araújo, Ana Clara de Oliveira Melo, Abigail Noádia Barbalho da Silva

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Este artigo é um relato de uma experiência pedagógica denominada júri simulado aplicado ao ensino e aprendizagem de Química, que foi realizada entre os alunos do primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual José Cláudio Alves, localizada em Taboleiro Grande/RN. O objetivo principal dessa experiência foi desenvolver a habilidade de argumentação, a fim de possibilitar uma educação que valorize a autonomia por meio do diálogo. O referencial teórico adotado foi a pedagogia sócio-interacionista. Avaliou-se a atividade de simulação do júri por meio de discussão oral em grupo único e de um questionário avaliativo. Verificou-se que a realização do júri simulado contribuiu para superação das formas de ensinar e aprender que ainda são marcadas pelas concepções tradicionais, baseadas na memorização mecânica dos conteúdos e na desarticulação entre saber científico e a realidade social. 

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