Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Analogias e metáforas: proposição de uma metodologia para ensinar Ciências numa perspectiva construtivista
Paulicéa Alves dos Santos, Erika da Silva Matisui, Anne Caroline Simões Cavalcanti, Rosa Marins Azevedo

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


 O presente estudo tem por objetivo desenvolver uma metodologia para ensinar Ciências utilizando analogias e metáforas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em cinco escolas públicas para conhecer a metodologia utilizada pelos professores no ensino de Ciências. Para fundamentar o estudo foi necessário fazer uma pesquisa bibliográfica sobre os teóricos que abordam metodologia de ensino e também sobre o construtivismo de Piaget, que será o foco de sustentação das discussões deste estudo. Ao longo da pesquisa feita nas escolas, observou-se a necessidade de serem feitas aulas dinâmicas e que utilizem novas metodologias para que o conteúdo não fique cansativo. Com base nisso, elaborou-se uma metodologia composta por quatro momentos, que vão desde o contato dos alunos com o conteúdo e o método, as atividades de fixação e também a avaliação do professor com o intuito de contribuir para uma aula de Ciências mais dinâmica e construtiva.

 


Texto completo: PDF