Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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A INSERÇÃO DA INTERNET NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAXIAS/MA
Delcy Silva, Solange Carvalho dos Santos, MARLETE DE ALMEIDA AGUIAR DA SILVA

Última alteração: 2012-10-21

Resumo


Resumo:O estudo sobre “A Inserção da Internet nas atividades administrativas e pedagógicas das escolas públicas Municipais de Caxias/Maranhão” tem como objetivo averiguar como está sendo realizada a inserção da Internet nas escolas de Ensino Fundamental II de Caxias. Para tanto foi realizada uma pesquisa norteada por uma abordagem qualitativa e a técnica de entrevista com os seguintes sujeitos: secretária municipal de educação, quatro gestores e oito professores, e aplicação de questionários para sessenta alunos das escolas escolhidas por amostra: Colégio Municipal Antonio Rodrigues Bayma, Unidade Integrada Municipal Déborah Pereira, Unidade Integrada Municipal Guiomar Cruz Assunção e Unidade Integrada Municipal Magnólia Hermínia Araújo. A pesquisa foi norteada pelas categorias de análises: Campo Gestão Administrativa e Pedagógica, com base nas concepções de Tajra (2008), Demo (2010), Almeida, M. (2007) e Moran (2003) sobre a função da escola e o papel dos gestores em um sistema aberto de ensino; Campo Sócio-educacional, segundo Moran (2008); Campo Psicopedagógico, voltado para a abordagem de Lévy (2010) e de Schlemmer (2005); Campo Didático, o qual se faz uma analise da Internet enquanto recurso didático sob a perspectiva de Moraes (2010); Campo Formação Docente, orientado pelo estudo das ideias de Belloni (2009). O resultado da pesquisa enfatiza que a Internet melhorou a comunicação entre o Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais; contribuiu para a divulgação de informações; intensificou o acompanhamento pedagógico; melhorou a gestão colaborativa; ampliou o controle das atividades administrativas; facilitou o processo de ensino e aprendizagem; e contribuiu para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. 


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