Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Testelectual: aprendendo matéria e evolução da química com jogo pedagógico
Élida Solon Oliveira, Maria da Glória Araújo Costa, Tássia Pinheiro de Sousa, Maria Juliete Ferreira de Souza, Francisco Halyson Ferreira Gomes, Raimunda Olimpia Aguiar Gomes

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Este trabalho focaliza o resultado de uma pesquisa realizada por alunos do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú e constou de um estudo de caso, que teve como lócus uma escola estadual do município de Maracanaú. Atualmente o ensino de Química deve ser abordado de tal forma que possibilite o estudante relacione o conteúdo  com o seu dia-a-dia, como os assuntos que afetam a sua vida e a sociedade em que ele se insere. Neste contexto, os jogos constituem um tema indiscutível de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, assim esse jogo foi produzido para dinamizar os conteúdos abordados. A utilização de jogos como ferramenta didática é um facilitador da construção do conhecimento, por esse motivo propomos o jogo Testelectual que discute o tema de evolução atômica. Após a aplicação do jogo submetemos os participantes da atividade a um questionário para verificar a eficácia desse instrumento no processo educacional. Verificou-se que o jogo educativo pode ser utilizado pelos professores de química não somente como meio de aprendizagem, mas também para proporcionar uma maior interação entre a turma.


Texto completo: PDF