Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Análise dos Métodos Alternativos de Alimentação de Pequenas Cargas Através de Linhas de Transmissão
Sheyla Rodrigues Rabelo, Alan Magalhães Braga, Pedro Klecius Farias Cardoso

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Um dos desafios tecnológicos atuais é a otimização do uso da energia elétrica e a busca por sistemas alternativos de alimentação de cargas. O fato da energia elétrica ainda não estar presente em todos os municípios do Brasil fez com que alguns sistemas baseados na extração de energia através das linhas de alta tensão fossem implantados no país como alternativas não convencionais para algumas comunidades estão distantes das linhas de transmissão.  Nesses casos seria inviável a instalação de uma subestação para alimentar as cargas dessas regiões. Decorrente a isso, as tecnologias baseadas na indução eletromagnética, sobretudo os acoplamentos, que extraem energia elétrica entre os condutores das linhas de transmissão e um condutor isolado, surgiram como uma das soluções. Essas tecnologias também podem ser úteis em aplicações em pequena escala, e podem ser utilizados na alimentação de alguns aparelhos ao longo da linha de transmissão. Esses dispositivos, que podem ser de uso da concessionária, precisam de baixa tensão disponível ou um transformador abaixador exclusivo para o seu funcionamento.

A extração de energia através das linhas de alta tensão já é usada em alguns países, porém com um rendimento questionável para a alimentação de grandes cargas. Com isso, estudam-se meios alternativos para a alimentação de pequenos dispositivos ou sistemas usados pela concessionária (aparelhos de telemedição ou um dispositivo que se reporte a concessionária sobre a algum defeito ou informação da linha através de sensores). Aparelhos esses que também são utilizados em regiões remotas onde a baixa tensão não está disponível. Neste trabalho foram listadas algumas das tecnologias não convencionais, sua viabilidade, quantidade de potência extraível dentro das regras estabelecidas pela concessionária e pelas agências reguladoras.

Outros aspectos como: características das linhas, médio de custos e o valor da carga que se deseja alimentar deve ser considerada na escolha dos melhores métodos.

 


Texto completo: PDF