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O ESTUDO DAS FRAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENAL: Um jogo como proposta de ensino
RAQUEL CAVALCANTE COSTA FERNANDES

Última alteração: 2012-08-24

Resumo


A presente tem como objetivo mostrar a importância da utilização de um jogo nas aulas de matemática como forma de auxiliar os alunos na aprendizagem das frações.  A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental da zona oeste da cidade de Manaus-AM, em uma turma de 6° ano com 34 alunos na faixa etária entre 11 a 14 anos, durante as aulas de matemática. A investigação teve início com uma pesquisa bibliográfica e a coleta de dados foi feita inicialmente com uma lista de exercícios e um questionário aplicado aos alunos. O objetivo do jogo foi auxiliar na leitura correta das frações e identificar sua representação geométrica. Após a aplicação do mesmo, foi feita uma nova avaliação por meio de uma lista de exercícios. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que o jogo da memória das frações, ajuda a descobrir o que de fato os alunos sabem, criando subsídios para as aulas posteriores, além de despertar o interesse destes alunos para o conteúdo trabalhado, tudo isso sem que a aula seja temida ou frustrante.  Concluímos que para 97, 05% o jogo facilitou a compreensão do conteúdo, porém, para os 2,95% restantes, o jogo não facilitou a aprendizagem.


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