Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Química Lúdica: Concepções e aplicações de Jogos como instrumentos didáticos para o ensino de Química
Diane Correia Araújo, Jordany Gomes Silva

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


Resumo: O presente trabalho tem como finalidade a facilitação do ensino-aprendizagem de química, para isso utilizou-se o lúdico como ferramenta, mais especificamente o jogo didático Baralho Atômico, que abordou a história dos modelos atômicos. O artigo é dividido em seis momentos dentre eles estão a escolha da metodologia de pesquisa, da instituição e da sala de aula, a aplicação de um questionário para sondar os conhecimentos prévios dos estudantes, a aplicação do jogo, a reaplicação de questionário para sondar o efeito do lúdico nos aluno e por fim a tabulação de dados. O impacto do lúdico foi satisfatório na escola em questão, pois falando quantitativamente o jogo surtiu grande efeito nos discentes isso foi refletido na reaplicação do questionário, onde observamos que uma parte satisfatória da turma adquiriu total conhecimento do assunto proposto através do lúdico. Por fim visto que o resultado do trabalho foi excelente, conclui-se que o uso de metodologias diferentes em sala de aula, quando aplicadas de maneira coerente, contribui positivamente para o desenvolvimento intelectual do discente e facilita bastante o ensino-aprendizagem.


Texto completo: PDF