Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Educação ambiental um desafio a ser enfrentado no âmbito escolar-Relato de uma Pesquisa Sobre o Tema “Lixo” em Maracanaú e Fortaleza
WESLEY ELDERSON DIÓGENES, Yasmin Pinheiro Vidal, Jessica Maria Pacheco, Tayla Jéssica Andrade, Peterson Andrews Costa, Gemelle Oliveira Santos

Última alteração: 2012-08-30

Resumo


O Homem é sem dúvida, um produto do meio em que vive. Contudo, há tempos que o planeta vem dando sinais de que a ação do homem sobre ele o tem desarmonizado por completo e acarretado inúmeras consequências, as quais poderão em longo prazo acabar na destruição da biodiversidade do planeta. Esse trabalho surgiu do interesse em saber como vem sendo entendida a questão ambiental no âmbito escolar. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação sobre o tema com alunos de duas escolas da cidade de Maracanaú-Ceará. Foram entrevistados 403 alunos, sendo 139 da escola pública e 261 da escola particular através de um questionário elaborado a partir da literatura e contendo 10 perguntas, entre objetivas e subjetivas. Observou-se que 43% dos alunos da escola pública entendem o lixo como o que não tem utilidade, 22% entendem como restos de produtos, 10% entendem como resíduos que causam doenças, 9% não responderam, 8% entendem o lixo como o que se pode reciclar e 8% como o que se pode reaproveitar. Observou-se que 42% dos alunos da escola particular entendem que o lixo como o que é jogado fora, 40% entende como o que não podem ser reutilizados, 10% entendem como aquilo que pode ser reaproveitado, 6% não responderam e 2% entendem o lixo como tudo que polui o meio ambiente. Dentro da visão ambiental necessária aos dias de hoje, apenas 10% dos alunos corresponderam à altura, já que associaram o lixo à possibilidade de reaproveitamento. Os resultados permitiram concluir que o tema é entendido de forma muito limitada pelos alunos. Caberá à escola, ao aproveitar o senso comum trazido pelos alunos, colaborar na construção de uma consciência ambiental capaz de transcender os meros conhecimentos teóricos e que resultem em quebra de paradigmas e mudanças de postura.


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