Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Avaliação Crítica do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de Melhorias e Adequação de Capacidade em Subtrechos das Rodovias BR-226/RN e BR-427/RN – Respectivamente as Travessias Urbanas de Currais Novos e Caicó
Kátia Kellen Martins de França, Alexandre da Costa Pereira

Última alteração: 2012-08-21

Resumo


O trabalho consiste em uma avaliação crítica do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de melhorias e adequação de capacidade do projeto executivo de engenharia do contorno de Currais Novos e Caicó. O artigo possui como objeto de estudo o projeto de contorno da cidade de Caicó e duplicação do trecho Currais Novos à Caicó. A proposta para o desenvolvimento da pesquisa se fundamenta no projeto elaborado pela projetista JBR Engenharia LTDA; Estudos para a necessária fundamentação teórica sobre o tema do contorno e duplicação foram desenvolvidos mediante o recurso da pesquisa bibliográfica, a partir do projeto EVTEA; Projeto apresentado pela Construtora ATP Engenharia Ltda. e normas brasileiras tratando sobre o tema em questão, principalmente as normas IPR – 726 / 2006 (“Diretrizes Básicas para Elaboração de Estudos e Projetos Rodoviários - Escopos Básicos/Instruções de Serviço” - EB-101: Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica - Ambiental de Rodovias) e  a Norma DNIT 108/2008 (Terraplenagem, Aterro, Especificação de Serviço).


Texto completo: PDF