Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O ensino da língua espanhola para alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba: aprendizagem específica para fins profissionais e acadêmicos
Cristiano Lessa de Oliveira, Muríllo José Martins Silva

Última alteração: 2012-12-13

Resumo


O ensino da língua espanhola na sua modalidade instrumental consiste no treinamento instrumental dessa língua. É também conhecido como Espanhol para Fins Específicos (EFE), apresentando como objetivo principal capacitar o aluno, num período relativamente curto, a ler e compreender o essencial para o desempenho de determinadas atividades profissionais ou acadêmicas. Nesse sentido, objetivou-se desenvolver um curso de espanhol instrumental para alunos do Ensino Médio Técnico do IFAL, Campus Satuba, dando ênfase à aprendizagem de leitura, permitindo uma melhor flexibilização metodológica que facilitasse a ação pedagógica e a aprendizagem da língua meta, ampliando o acesso dos alunos a textos de sua área de atuação. O presente trabalho foi baseado em uma metodologia qualitativa, voltada para o desenvolvimento da habilidade leitora do aluno. Nesse sentido, esse tipo de abordagem instrumental demanda um material pedagógico que oriente o aluno a aprender a aprender, fazendo com que o estudante assuma o controle sobre o seu processo de aprendizagem, superando as dificuldades que irá enfrentar ao ler um texto em língua estrangeira, desenvolvendo estratégias que lhe permitam resolver os problemas de compreensão, tanto no nível do conteúdo do texto como no nível linguístico. O trabalho mostra que o ensino instrumental de espanhol pode contribuir para a ampliação das possibilidades de desenvolvimento dos alunos envolvidos, por meio do contato com as últimas novidades da área tecnológica, disponibilizadas em textos em língua espanhola. O espanhol, portanto, é uma importante ferramenta na hora de fomentar a integração curricular, isso porque os textos trabalhados em sala de aula abordaram temas que pertencem a outras disciplinas, tornando possível um estudo interdisciplinar. 


Texto completo: PDF