Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O estudo da associação entre a pesca da sardinha-laje (Opisthonema oglinum) com a precipitação no distrito de Diogo Lopes, Macau/RN.
Adriana Cláudia Câmara da Silva, Renilson Targino Dantas, José Gilvan de Melo Júnior, Lídia Grabriela Rodrigues de Sousa

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


O clima abrange um conjunto de processos meteorológicos que caracterizam, durante um grande período, o estado médio da atmosfera e sua evolução em um local específico.  Para caracterizar e determinar o clima de um local se faz necessário uma longa série ininterrupta de observações diárias do tempo. Os principais elementos do clima e do tempo são: temperatura, precipitação, umidade do ar, pressão atmosférica, nebulosidade, ventos, radiação solar e insolação. Com base no conhecimento desses elementos pode-se fazer um planejamento para que as consequências trazidas pelas anomalias climáticas sejam amenizadas.  O elemento precipitação reflete bem o clima de um determinado local, e com a análise desses dados ao longo de uma série temporal, pode-se verificar as tendências climáticas. O presente artigo teve como objetivo estudar a associação entre a pesca da sardinha-laje (Ophisthonema oglinum) com a precipitação no Distrito de Diogo Lopes, Macau/RN, no período de 2008 a 2011, considerando-se os aspectos ambientais e socioeconômicos do distrito.  Os resultados permitiram observar que nos últimos 03 (três) anos, os meses de maiores produções de sardinha-laje (O. oglinum) compreenderam de setembro a março, período em que se constataram os menores índices pluviométricos. Portanto, foi significativo conhecer a partir de uma série temporal pequena a dinâmica da exploração da pesca da sardinha-laje (O. oglinum) no Distrito de Diogo Lopes, Macau/RN.

Texto completo: PDF