Última alteração: 2019-10-31
Resumo
Devido à importância do tema, com este estudo temos por objetivo realizar um levantamento de dados referente à educação financeira no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFTO-Campus Dianópolis e compreender como os estudantes lidam com o tema. Para a coleta dos dados aplicou-se um questionário com 33 questões referentes aos objetivos do projeto. Colaboraram com a pesquisa 137 estudantes devidamente matriculados no referido curso. Deste total, 51,82% são do sexo feminino, 61,31% residem no município de Dianópolis, 78,11% encontram-se na faixa etária entre 15 e 17 anos e 51,83% possuem renda entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00. Em relação ao orçamento doméstico, 43,80% das famílias realizam controle de gastos, 41,61% dos estudantes não sabem diferenciar despesas de receitas, as vezes (49,64%) anotam seus gastos bem como as vezes (44,53%) pedem nota fiscal ao realizarem suas compras e 59,85% dos estudantes não participam do planejamento doméstico realizado por sua família. Utilizam em geral dinheiro vivo (78,83%) para pagamento de suas despesas, 45,26% afirmaram que seus rendimentos finalizam antes do final do mês e que em geral não possuem o hábito de poupar nem de investir parte de seus rendimentos (39,42%). Dos entrevistados, 43,07% afirmaram não saber explicar bem alguns conceitos (taxas de juros, empréstimos, seguros, previdência) da educação financeira. Os entrevistados relataram que as vezes (56,20%) o tema é abordado no seio familiar e as vezes (59,12%) no contexto educacional. O levantamento de dados evidencia que os estudantes não estão educados financeiramente e que medidas devem ser tomadas visando sanar o problema.