Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Sistema integrado de produção agrícola em forma de mandalas: um estudo de caso da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu (APRAFAMTA)
Luciano Ramos Medeiros, fabrício nilo lima silva, mayane souza barbosa, wagner nascimento nascimento, alcione antonia nascimento lima, adebaro alves reis

Última alteração: 2012-08-28

Resumo


A Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé- Açu possui 23 famílias associadas que sobrevivem da criação de pequenos animais e de atividades aquícolas com base no sistema integrado produtivo em forma de mandala. A pesquisa foi realizada através de visita técnica in loco vinculada as atividades de incubação realizada pela Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários. Foram entrevistados 19 agricultores familiares. As entrevistas foram desenvolvidas com base nos trabalhos de grupos formados pelos pesquisadores e bolsistas da INCUBITEC/IFPA. A partir dos resultados obtidos pôde- se evidenciar que 84% dos entrevistados possuíam piscicultura nos seus lotes, através de um sistema integrado conhecido como “mandala sustentável”. Desta forma, o tanque para cultivo de peixes é disposto no centro da mandala, ao qual neste sistema entre as espécies cultivadas destacam- se o tambaqui (Colossoma macropomum) e a tilápia (Oreochomis sp.). Portanto, a Associação de Santa Luzia demonstrou ótimo potencial para a atividade de piscicultura familiar através de mandalas, podendo gerar oportunidades de trabalho e renda para o desenvolvimento da atividade melhorando a qualidade de seus produtos.

Texto completo: PDF